terça-feira, 18 de novembro de 2008

HORA DO CONTO


Em sequência do ano anterior, a BECRE continua a promover a HORA DO CONTO, actividade desenvolvida por professores da EBI André de Resende, os quais se deslocam às escolas de 1.º Ciclo para aí encantarem os meninos com a leitura de histórias.
Esta actividade é depois continuada pelas professoras das turmas em diferentes vertentes.
Desta vez, propus aos meus alunos que recontassem e fizessem ilustrações a partir da história "DEDOS COM MÚSICA", de Maria Teresa Gonzalez, lida pela professora Zezinha.

A Daniela Carrageta pôs mesmo música nos seus dedos quando fez esta linda ilustração da história ouvida.




RECONTO ESCRITO DA HISTÓRIA

Era uma vez uma menina chamada Sara. Ela fazia anos no dia 16 de Abril. A menina ainda não sabia o que queria para os seus anos.
Um dia quando vinha da escola, com o primo mais velho que tinha 10 anos, ouviu uma melodia que vinha da igreja. Era uma senhora chamada Helga, tinha uns olhos azuis e uns cabelos brancos. A menina pousou a pasta no chão e sentou-se a ouvir as notas que entravam para os seus ouvidos.
Mais tarde quando a senhora acabou de tocar, a menina levantou-se e disse à senhora que tinha de se ir embora, porque o primo já zangado estava à sua espera.
Quando chegou a casa foi para o quarto e pôs-se a sonhar que tinha um piano à sua frente e começou a tocar. As notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó repetiam-se várias vezes.
A menina foi falar com a senhora que tinha estado a tocar e a senhora pediu-lhe que fosse lá com a mãe para falar com ela.
A Sara fez imediatamente o que a senhora mandou e então a mãe foi falar com a Helga e ela disse que as aulas eram aos Domingos na casa dela.
No dia do seu aniversário o primo ofereceu-lhe uns chocolates recheados de amêndoa, os avós ofereceram-lhe uns patins e por fim a mãe contou-lhe que as aulas começavam no dia seguinte.
A Helga ensinou a menina. Ela pediu à mãe que tocasse no dia de Natal. E ela tocou como o prometido.

Iris

4.º ano A - EBI André de Resende

Professora Arminda Brito

Sem comentários: