terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ÁGUA PARA A VIDA

No dia 14 de Dezembro recebemos na nossa sala a simpática visita da Dr. Helena Guerra, da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, para nos apresentar um CD sobre a importância da água na vida dos seres vivos, intitulado "ÁGUA PARA A VIDA".

Falou-nos do que é a água, do Ciclo da água, de como poupar água e também de algumas curiosidades sobre este precioso líquido imprescindível à vida.
Ficámos a saber que:

- o nosso planeta é constituído por mais de metade de água. O mesmo acontece com o nosso corpo, isto é, mais de metade do nosso corpo é Água.
- os primeiros seres vivos tiveram origem há milhares de anos, na água. Sem água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, pode sobreviver.
- necessitamos de água para nos hidratarmos, para a higiene pessoal, para a alimentação, para as tarefas domésticas, para a indústria, para a agricultura e até para o lazer.

E por tudo isto, concluímos que é fundamental para todos PRESERVARMOS A ÁGUA!

Ficámos a conhecer o percurso da água na natureza (Ciclo da água) e várias maneiras muito simples, de ajudarmos a preservar a água nas nossas casas.

Gostámos muito deste trabalho e da simpatia da Dr. Helena que esperamos, volte depressa com mais propostas interessantes, que nos ajudem a cimentar as nossas aprendizagens, bem como a tomarmos consciência de que este é um problema de todos e todos temos o dever de colaborar na preservação do nosso planeta.
Parabéns pelo fantástico trabalho e empenho demonstrado.

EB1 Chafariz d'El Rei - 1º ano

Professora Fátima

1 comentário:

Rita Carrapato e Fatima Sarnadas disse...

Fatinha e amiguinhos

Deve ter sido uma actividade muito interessante, ainda por cima, sobre um tema que é tão importante na vida do planeta Terra.
Espero que vocês, amiguinhos, tenham ficado sensibilizados para o que viram e ouviram e que cumpram e façam os outros cumprir algumas regras de poupança da água.

Beijinhos para todos

Rita Carrapato