quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

OS SAPATOS DO PAI NATAL - I

Hoje dia 4 de Dezembro, a minha amiga Rita veio fazer-me a mim e aos meus alunos uma linda e carinhosa surpresa. Embora não sendo Pai Natal (neste caso seria Mãe Natal), trazia além da sua simpatia e carinho, que são prendas muito valiosas e sem dúvida as mais importantes, pelo menos para mim, uma outra prenda que tirou do seu saquinho! Um livro encantador de José Fanha intitulado "Os sapatos do Pai Natal". Leu a história com muita alegria, enquanto os meus alunos a escutaram com muita atenção.

Esta história simples, divertida e com magníficas ilustrações, fala de um poeta guloso e comilão que gostava muito de crianças e que um dia, a pedido do Pai Natal verdadeiro, o foi substituir na distribuição e entrega de prendas aos meninos, inclusive, às suas filhas. Muitos contratempos e dificuldades teve o novo Pai Natal de enfrentar. Um dos primeiros problemas foi que os sapatos do Pai Natal verdadeiro não lhe serviam e as lojas estavam fechadas... "Ah! - dirão vocês. E como é que ele resolveu o problema"? Ora, ora... até foi fácil. Calçou os seus próprios sapatos.

E, ano após ano, lá foi substituindo o Pai Natal verdadeiro na entrega de prendas a todos os meninos (mas sempre com os seus velhos, mas confortáveis sapatos), até ao dia em que as suas filhas, agora já mais crescidas, lhe olharam para os pés e lhe perguntam porque é que ele tinha uns sapatos iguais aos do seu pai. Descoberto, resta ao nosso poeta guloso, comilão e que gosta muito de crianças, voltar a ser Pai Natal só quando for avô.


Obrigada amiga Rita por partilhares connosco o teu grande coração e já sabes, esperamos sempre por ti. Um grande beijinho meu e dos meus alunos que também já são um bocadinho teus.

EB1 Chafariz d'El Rei - 1º ano

Professora Fátima

3 comentários:

Isabel Pinto disse...

Que bonita prenda!
Tenho ciúmes, também gostava de ter uma visita assim sobretudo de alguém como a Rita que tem sempre vontade de nos ajudar.
Parabéns às duas.
Aproveito para vos elogiar acerca do cabeçalho do blog. Está muito bonito!

Anónimo disse...

Parabéns pelo trabalho.
Um beijinho muito especial à Leonor Banha.

Rita Carrapato disse...

Querida amiga e queridos amiguinhos

Foi um prazer muito doce poder estar
mais uma vez convosco a partilhar a leitura de histórias. As histórias embalam-nos, despertam-nos para caminhos e sonhos fantásticos... e isso é algo de muito bom nas nossas vidas.

Para além disto, deram-e a oportunidade de me rever ainda como professora, coisa de que tenho saudades, enquanto trabalho de sala de aula.

Sou eu que vos tenho de agradecer do fundo do coração.

Estarei sempre ao vosso dispor para mais encontros de partilha.

Beijinhos

Rita carrapato