domingo, 18 de janeiro de 2009

MUSEU DO BRINQUEDO

No dia 6 de Janeiro, as turmas do 1º e 2º anos efectuaram uma visita de estudo ao Museu do Brinquedo em Sintra. Todos muito contentes, saímos da nossa escola por volta das 9h com as mochilas às costas e um sorriso nos lábios. Fizemos a primeira paragem na área de serviço de Vendas Novas, onde lanchámos e os alunos brincaram um bocadinho. Seguimos viagem sempre bem dispostos e chegámos a Sintra por volta das 12h e 30m. Fomos muito bem recebidos pelas funcionárias do museu e começámos a visita guiada com muito entusiasmo. Vimos muitos e variados brinquedos, alguns dos quais, nos fizeram a nós professoras, viajar no tempo e por alguns momentos recordar a nossa infância. Conversámos com o senhor João Arbués Moreira, fundador do museu, que nos contou algumas histórias ligadas aos brinquedos expostos. Depois da visita, chegou o momento do almoço no jardim em frente e apesar do frio que fazia e que era muito, a alegria continuou. Com alguma pena chegou a hora de iniciarmos a viagem de regresso, em que, alguns aproveitaram para dormir pois foi um dia bastante movimentado. De salientar que todos os alunos se portaram muito bem e por isso aqui deixamos os nossos parabéns e qualquer dia fazemos outra visita de estudo, desta vez a outro lado, claro!




Breve História do Museu

Os brinquedos presentes neste Museu fazem parte de uma recolha feita ao longo de mais de 50 anos pelo coleccionador João Arbués Moreira.
A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade com os brinquedos que lhe iam sendo oferecidos e outros, pertença de pais e avós. Com a idade o poder de escolha e de compra aumentou ao mesmo tempo que crescia a vontade de saber mais acerca das peças que ia encontrando, o seu fabrico, a sua origem,a sua história.Assim nasceu a pesquisa e aquisição de peças mais antigas e o interesse pela História da Humanidade que os brinquedos tão bem documentam. Com o passar do tempo, a colecção foi aumentando e tinha já mais de 40.000 brinquedos diferentes. Havia que preservar e expor este património permitindo ao público tomar contacto com a maior colecção do género em todo o país.Em 1987 foi criada a Fundação Arbués Moreira à qual foi legada toda a colecção, dois anos mais tarde um acordo com a Câmara Municipal de Sintra para cedência de um espaço permitiu a criação do Museu do Brinquedo de Sintra.A colecção continuou sempre a crescer, o espaço tornou-se exíguo para as peças entretanto adquiridas e doadas. Era indispensável a criação de um novo local de exposição que permitisse albergar toda a colecção e enriquecer a comunicação entre o público visitante e o Museu.Este novo espaço, antigo Quartel dos Bombeiros de Sintra, inclui instalações apropriadas para o visionamento de vídeos temáticos, espaço lúdico multimédia, uma sala destinada à montagem de exposições temporárias e uma oficina de restauro.



EB1 Chafariz d'El Rei - 1º e 2º anos


Professora Fátima e professora Vanda

Sem comentários: