domingo, 5 de abril de 2009

Páscoa Feliz 2009



Ovos de chocolate

Oferecer ovos de chocolate na Páscoa é uma tradição que existe há muitos séculos.


Ela surgiu no séc. XV, na Alsácia, uma região francesa, e espalhou-se pelo mundo inteiro.

Os ovos que se ofereciam eram ovos perfeitamente normais, mas cozidos e coloridos.
Os ovos de chocolate só surgiram no século XVII, com o desenvolvimento da indústria do chocolate.


Em alguns países da Europa e na América, por exemplo, ainda hoje é costume os pais esconderem os ovos de chocolate para que as crianças se divirtam a procurá-los nos jardins.


Não devia ser uma galinha a distribuir os ovos?

O simpático coelhinho surgiu por estar ligado ao símbolo da deusa da Primavera: uma lebre que com o passar dos tempos foi sendo confundida com um coelho. Para ajudar à criação do mito, no antigo Egipto, o coelho significava fertilidade, isto porque é um animal capaz de gerar grandes ninhadas.


Já na Europa, a Páscoa coincide com o início da Primavera que é também quando os coelhos deixam as suas tocas. Conta a lenda que uma mulher pobre pintou alguns ovos e os escondeu num ninho para os dar as seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou em grande correria, criando o mito de que foi o coelho quem trouxe os ovos.



Uma mão cheia de tradições

Mesmo de maneiras diferentes, a Páscoa espalha a sua magia um pouco por todo o mundo!


No Norte da Europa as tradições da Páscoa incluem decorar e brincar com ovos cozidos. Um dos jogos que fazem é lançá-los por uma ladeira abaixo para ver de quem é o ovo que consegue ir até mais longe.


Nos países do Leste da Europa, a tradição diz que se as crianças forem bem comportadas e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelhinho vai lá deixar doces e ovos coloridos.


No Brasil e na América Latina, o mais comum é as próprias crianças construirem os seus ninhos da Páscoa e encherem-nos de palha ou papel.


Em Portugal, a Páscoa é uma altura em que se limpam muito bem as casas, pois é quando o padre passa para as abençoar. Esta tradição cristã está ligada à Celebração da Vida.


A Páscoa é diferente em vários países, mas há algo que é comum em todos: é um momento de alegria com as famílias, com os amigos e com a Primavera!


Professora Maria Antónia Oliveira

(1ºC Rossio São Brás)

1 comentário:

Usuale disse...

Boa tarde!

Para quem quer dicas do que dar de presente de páscoa, aí vai uma dica um blog que vi na web: http://usuale.blogspot.com>

Feliz Páscoa