quinta-feira, 12 de março de 2009

HISTÓRIA DA SEMANA





Mais uma vez o professor António esteve na nossa sala e contou outra História.


AQUILINO PINTA UMA NUVEM E UM CAMALEÃO


Tal como todas as tardes, Aquilino saiu para pintar o mundo. Tal como todas as tardes ia pelo carreiro carregado com os materiais próprios do seu ofício: o cavalete próprio do seu ofício, as telas próprias do seu ofício, os pincéis próprios do seu ofício e as tintas próprias do seu ofício.
Quando chegou a uma paisagem que lhe pareceu boa, uma paisagem própiroa do seu ofício, enviou o cavalete no chão, pousou nele uma tela, destapou as tintas e pegou nos pincéis.
Olhou em volta em busca de inspiração quando reparou numa nuvem solitária que, mesmo no meio do céu, estava louca de felicidade:
- Todo o céu só para mim!
Aquilino achou piada à nuvem porque tinha a forma de um peixe.
- Que engraçado! Tem a forma de um peixe! – disse para si mesmo.
Satisfeito até às orelhas, pegou na cor branca e começou a fazer um desenho da nuvem-peixe. Já o havia acabado quando descobriu que a nuvem tinha a forma de um sapato.
- que estranho! Quase ia jurar que tinha a forma de um peixe. – disse para si mesmo.
Espantado até às orelhas, pegou na cor branca e começou a fazer um desenho da nuvem-sapato. Já o havia acabado quando descobriu que a nevem tinha a forma de uma flor.
- Que estranho! Quase is jurar que tinha a forma de uma sapato. – disse para si mesmo.
Zangado até às orelhas, pegou na cor branca e começou a fazer um desenho da nuvem-flor. Já o havia acabado quando descobriu que a nuvem tinha a forma do Aquilino.
- Mas é a minha cara! – disse para si mesmo.
Então percebeu qu4e a nuvem 3esta a rir-se dele. A nuvem ficou com a forma de um sorriso e afastou-se pelo céu morta de riso.
Aquilino ficou de tal maneira zangado que a cara se tornou vermelha, de uma cor muito parecida com aquela que usa para pintar. Colocou às costa os materiais próprios do seu ofício e afastou-se dali a toda a pressa.
Quando chegou a uma paisagem que lhe pareceu boa, uma paisagem própria para o seu ofício, enfiou o cavalete no chão, pousou nele uma tela, destapou as tintas e pegou nos pincéis.
Reparou num camaleão que se encontrava muito quieto em cima de uma pedra, tão quieto que estava mais quieto que a pedra.
O camaleão disse para si mesmo:

-------------------------------------------------------------------------------

Pinto e Chinto
“Aquilino pinta uma nuvem e um camaleão”
Circulo de Leitores


EB1 Chafariz d'El Rei - 1º ano
Professora Fátima

Sem comentários: